domingo, 19 de maio de 2013

Enquanto o povinho antimanicomial faz festa o grande capital faz seus conchavos e lucra!



BREVE INTRODUÇÃO
Hoje o projeto de lei 7663 pretende legalizar uma pratica que se tornou comum por todo País. A massiva proliferação do Manicômio do século XXI, as insalubres “comunidades terapêuticas”!
Não satisfeito com este absurdo de volta a internação massiva, como única alternativa de tratamento, este projeto institui a internação compulsória que poderá ser imputada a usuários de drogas sem que haja os cuidados que hoje a lei da reforma psiquiátrica garante.
São medidas higienistas, autoritárias, ineficazes e retrogradas que são motivadas e promovidas pelas entidades que ao longo dos últimos anos vieram perdendo recursos do poder publico em seus manicômios que foram fechados.
Temos um sistema de saúde ótimo o SUS. A perspectiva de instalação de uma rede de atenção à saúde mental é excelente. O que falta ser feito é abandonar o antigo modelo e implantar o SUS em todas as áreas na perspectiva da reforma sanitária. Interesses do grande capital impedem que o poder público cumpra a reforma integralmente! Com o SUS devemos lutar por uma saúde publica sem destinar recursos para instituições privadas. A saúde da população não pode estar a serviço do lucro e da ideologia dominante. Defendo o mesmo para a Educação.
QUE CAMINHO SEGUIR?
O grande capital nada mais é do que a Classe Dominante detentora dos bens de produção, dos grandes meios de comunicação, dos latifúndios, dos bancos e a financiadora dos vitoriosos das campanhas eleitorais.
Os manicômios sempre serviram para limpar as cidades, conter a revolta das massas exploradas e manter o domínio e obrigar o trabalhador a se resignar com sua condição! A 7663 responde em ultima instancia a isto!
Não podemos nos isolar! Devemos nos articular com movimentos de resistência a dominação e exploração! Nosso discurso tem pouca ressonância mesmo entre os movimentos mais progressivos. Fizemos uma festinha com estudantes de psicologia e arte educadores. Poucos usuários do sistema de saúde e funcionários dos CAPS e CECOS em geral! Ou seja, tocamos a banda para nos mesmos ouvir!
Perdemos a oportunidade de qualificar o debate, uma tenda Paulo Freire não merece isto. Uns poucos mesmos gatos pingados falaram ao microfone, discursos já gastos sem aprofundamento e dialogo com os participantes da marcha! Temos muito que aprender com outros movimentos.
Sem politizar as questões, aprofundar o entendimento das relações de poder que regem a sociedade e identificar os interesses de cada ator na questão tanto internamente como externamente ao movimento não avançaremos! A luta é gigantesca quem quiser apenas preservar seu empreguinho ou sua postura metodológica será extinto!
 A única saída é Educar para a luta, formar militantes e se articular a uma guerra bem maior do que a mera defesa dos direitos humanos!



Paulo de Tarso
Saudações Libertarias e Socialistas!




14 comentários:

  1. Muito bom o texto camarada! pleno acordo!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Povinho? Que desconsideração, meu caro amigo! Esse, que você chama de "povinho", é a população dos engajados, que por ser muito enfraquecida pelo poder, faz o que pode para chamar a atenção da mídia e das autoridades. São os cansados militantes da Luta Antimanicomial! Tanto a festa, quanto as caminhadas e manifestações, são a única forma que nos resta para que apareçamos, e mesmo assim, com muito medo de que os cães de caça do governo, avancem suas presas em nossa direção, e nos dilacerem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Povinho é licença poetica de um esquizofrenico! CID F 20.3 dada em um grande manicomio famoso catolico!

      Excluir
    2. O medo a gente discute outra hora!

      Excluir
  4. Paulo, não concordo com o termo utilizado "povinho", até pq são milhares de militantes que pegaram seu sábado para ir a um ato. Mas, concordo com vc no que tange ao caráter de FESTA... Pois, um ATO no contexto atual deveria ter ido ao centro do problema ter ido a porta da secretaria estadual, ter ido para a frente do CRATOD.. Para colocar uma pauta política.. e não apenas, caminhar pelas principais avenidas e ruas... Acho que deveria ter sido um ATO mais politico contra as arbitrariedades do governo estadual de sp.

    ResponderExcluir
  5. Para quem tem medo alguns filmes de luta dos trabalhadores http://catracalivre.com.br/sp/agenda/barato/mostra-cinema-e-trabalho-no-memorial-da-america-latina/

    ResponderExcluir
  6. Percebi a atenção. Por isso, que falei que não utilizaria o termo. Mas, achei importante vc disparar um processo de reflexão, sobre a necessidade de estarmos com um foco mais direcionado e mais politizado. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe meu amigo eu usei este termo pois queria usar outra coisa pior e achei que não de via. Me lembrou um filme peça do Nelson Rodrigues estrelado por Lucelia Santos!
      RSRSRSRS!

      Excluir
  7. Recebido pelo E-GRUPO do Fórum Re: [forumpopular_sm_abcdmrr] povinho

    Isabel por yahoogrupos.com.br

    Povinho???
    Quem é o ignorante que ousa?Ou melhor ainda,quem representa melhor a corrompida elite brasileira que esses que ousam denegrir gente que sai para lutar por direitos para todos???
    Sabemos que os meios estão todos contra.Também sabemos que o que está se organizando desborda os hipócritas intentos de caracterizar um movimento como esse de povinho...e que seria povinho,gente?
    Acho que somos nos,que durante tanto tempo nos deixamos abusar !!!!
    Isabel

    ResponderExcluir
  8. Não vou chamar o POVÃO do PASSE LIVRE de Povinho!

    PARA O DEBATE DO SOBRE O DIA 18, amanhã dia 15 a tarde na escola de enfermagem!

    É fácil dizer que é de luta quando não se sofre na carne as agruras da injustiça. Levante-se você que já sofreu com a prisão em manicômio, teve as amarras químicas de uma impregnação, foi amarrado em camisa de força.

    Ser de luta quando faz parte da sua teoria ou linha de trabalho é fácil.

    Por que a Policia no dia 18 foi tão compreensiva e contra o passe livre soltou os cachorros? Nem ao menos o local acordado para fazermos nossa festa foi respeitado. Mesmo assim ficamos como gado empurrado de um lado para o outro. E gado bem mansinho de cabeça baixa.

    Quero Luta, necessitamos lutar, ou padeceremos em festa carnavalesca!

    Vamos discutir um passo a frente na Luta AntiManicomial...

    comente:

    http://loucospormoradia.blogspot.com.br/2013/06/nao-vou-chamar-o-povao-do-passe-livre.htm

    ResponderExcluir