quarta-feira, 29 de maio de 2013

Doença Psiquiátrica ou Transtorno Mental?



Idiotismo, debilidade mental, retardo intelectual! Formas de designar mais ou menos a mesma manifestação. Esta mudança de nome visava a apropriação da psiquiatria sobre o saber desta dita disfunção. No fundo visa a dominação e posse do conhecimento. É um instrumento de Poder. O intuito é e era se avocar o domínio do tratamento sobre o tema! A justificativa sempre foi de humanizar o tratamento, respeitar o sujeito, encontrar formas de dês estigmatizarem o doente! Mera falácia, o objetivo é garantir uma reserva de mercado. Lucrar com o Saber Médico, Psicológico e etc.
Ao se transformar a Doença em transtorno não se esta fazendo a mesma coisa? Pensei isto quando fui a uma palestra de Paulo Amarente no INSTITUTO SEDES SAPIENTIAE 24 de Maio de 2013. Ele militante da Luta Antimanicomial, dizia que a mudança do termo levaria a uma nova visão do sujeito como um todo e não como uma doença.
Quem tem um câncer, tuberculose ou lepra não deicha de ser um ser como um todo. O problema de tratamento esta com o profissional de saúde e como ele lida com as pessoas! Ou ainda qual o nicho de mercado que este quer garantir seu sustento. Qual seu instrumento de Poder?
A mudança de nome para transtorno pode agravar o estigma. Considerar uma doença pode ocorrer o mesmo que hoje temos com a tuberculose e a lepra, trata-se em casa, ou em casos graves em hospital geral. Não se isola mais! Isto se deu mais pela evolução do tratamento e da medicação do que pelo avanço da sociedade!
Se for para tratar-me diferente prefiro ser chamado de LOUCO e buscar na antiga Grécia a forma como a loucura era encarada. O louco é um Visionario!

Paulo de Tarso
Saudações Libertarias

Nenhum comentário:

Postar um comentário