domingo, 16 de junho de 2013

APOIO LOUCO A MPL

Em sua plenária mensal realizada neste ultimo sábado a Frente Estadual Antimanicomial decidiu apoiar o movimento Passe Livre e convocar seus membros que assinaram nossa carta de princípios a participarem da manifestação desta segunda feira 17 horas dia 17/06/2013 no largo da Batata em Pinheiros.

O que se questiona é o direito de ir e vir, passagens caras impedem o trabalhador, estudante e toda a população paulistana que não abastada de usufruir do lazer, trabalho, estudo restringido de maneira cruel a liberdade em favor do lucro dos oligopólio das empresas de ônibus. Neste aspecto fazemos um paralelo com a restrição do direito de ir e vir que as internações compulsórias, manicômios e a implantação das ditas comunidades terapêuticas infringem a quem sofre de transtorno mental estas praticas por sua vez transferem recurso do SUS para que instituições privadas obtenham grandes lucros.

A Frente Estadual Antimanicomial repudia a pratica da criminalização dos movimentos sociais. Exige a revogação das acusações de formação de quadrilha e vandalismo dos participantes destes atos legítimos de manifestação. Repudiando a violência policial praticada contra estes atos pacíficos garantidos constitucionalmente. Condenamos ainda o encarceramento de qualquer integrante do movimento PASSE LIVRE da mesma forma como condenamos a internação de quem sofre transtorno mental ou faz uso de substancias psicotrópicas.

Reivindicamos ainda que os atos dos poderes executivos Estaduais e Municipais respeitem os espaços de controle social como conselhos e conferencias e garantam  a participação popular na implantação de políticas publicas em todas as áreas, particularmente neste caso na área da Saúde e Transporte. Denunciamos que estes espaços hoje foram esvaziados e ludibriados. Tornado, pois a manifestação popular uma necessidade para garantir e ampliar a democracia.

Só pode haver uma sociedade justa, republicana e respeitadoras dos direitos fundamentais da humanidade se o direito de expressão e comunicação forem amplamente garantidos como prevê nossa constituição.

Em defesa do SUS, Por uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, por uma Sociedade sem Manicômios! E pela não criminalização dos Movimentos Sociais.

 15/06/2013 - Frente Antimanicomial do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário